[x]

Olá! Esse blog mudou para o endereço: www.omundoeminhasvoltas.com =) Obrigada pela compreensão, te vejo por lá!

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Londres - UK

Então tá, atendendo à pedidos farei o post sobre meu intercâmbio de 03 meses em Londres.
Demorei porque não é uma tarefa fácil, é muita responsabilidade escrever sobre lugares que mudou sua vida em vários sentidos e que você morre de saudade até hoje, 5 anos depois.

Mas, vamos lá! Peço aos meus amigos que viveram comigo durante esse tempo, a gentileza de acrescentar o que me falhar a memória ou me corrigir em algum detalhe se precisar. =)


Como escolhi Londres

Eu estava no penúltimo ano de faculdade de Direito e as férias se aproximavam, minha mãe (OBRIGADA MÃE!!) que me incentivou a fazer uma viagem para o exterior e com a ajuda dela e do meu pai, com meus 20 anos de idade, embarquei para a melhor viagem da minha vida!

A agência escolhida foi a CI Intercâmbio de Campo Grande-MS, depois de pesquisar vários lugares e prós e contras, eu decidi Londres e pra falar a verdade não me lembro bem o porquê ... Acredito que por ser uma cidade grande, com muitas opções e perto de outros países da Europa para eu visitar. Agência: Agência CI

Bom, depois de decidido o lugar, basicamente vieram os seguintes questionamentos: 
  • Onde ficar? 
  • Quanto tempo o Euro deixaria eu morar? 
  • Onde iria estudar?

Onde ficar

A intenção era viver o máximo da cultura do lugar e voltar o mais fluente possível no inglês, além do melhor custo e benefício, é claro. Escolhi ficar em casa de família e dei sorte! Geralmente as casas de famílias são afastadas do centro, mas não tem problema pois o transporte público funciona e MUITO BEM! Londres é formada por "Zonas" em círculos, sendo a Zona 1 central e ao redor as demais, eu morava na Zona 4 em um bairro chamado Southgate e tive uma Hostmother maravilhosa. Da uma olhadinha no mapa aqui embaixo:


Alguns receios de ficar em casa de família, especificamente em Londres, é a falta de liberdade, controle do banho (sim porque lá eles economizam água e não tomam banho toda hora/todo dia igual nós), ter problema com a comida e da família ser um saco mesmo... Mas, graças a Deus nada disso aconteceu comigo. Jackie cozinhava muito bem, deixava eu tomar banho quando quisesse, me deu a chave da casa para eu ter liberdade e ainda me chamava pra ver filme com ela a noite. (Não é linda?)

Deixo algumas fotos da minha casa (não reparem a bagunça) e pra quem tiver maior curiosidade e quiser ver um vídeo tosco mostrando a casa completa clique em: Vídeo da minha casa - Completo








Onde estudar

Pesquisei várias escolas e a minha preferência era por uma que tivesse menos brasileiros possíveis, a intenção de um intercâmbio é conhecer novas culturas, pessoas e lugares, por isso quanto menos você conviver com pessoas iguais a você, melhor. Estudei na St Giles Internacional School e gostei bastante, além dos professores serem ótimos, no mesmo prédio da escola há residências estudantis e a localização é excelente! 

Já deu pra perceber que tenho mania de filmar e tirar foto de tudo, então segue mais um vídeo feito em sala de aula pra vocês verem a estrutura da escola (e como sou tonta também):  Sala de aula - St Giles



O que fazer em Londres

Acho que esse é o ponto mais difícil de escrever porque tem TANTA coisa a ser feita que tenho certeza que em 3 meses não fiz nem metade... Vou citar os lugares chaves e passeios imperdíveis a serem feitos.

  1. Museu, História e Arte
Confesso que não sou das mais ligadas no assunto mas pra quem gosta é um prato cheio, inúmeros museus com entrada gratuita para serem explorados. O que mais me chamou atenção foi o The Nacional Galery (http://www.nationalgallery.org.uk/), fundado em 1824 é um dos mais importantes da Europa e um dos mais conhecidos do mundo.



     2. Ir de barco para o Meridiano de Greenwich

Greenwich, é um distrito na região Sudeste de Londres e tem uma importante conexão com a monarquia e  a navegação marítima na Grã-Bretanha. Fica localizada às margens do Rio Tâmisa, a chamada “Greenwich Marítima” é patrimônio histórico da humanidade. E, com tempo bom, não há melhor maneira de chegar até lá do que de barco. No período que eu fui para Europa o tempo não era de calor, pelo contrário peguei muita neve e frio mas eu não deixei de fazer nadinha inclusive de fazer esse passeio incrível. 

Ta aí embaixo a prova que valeu a pena, pelo sorriso já da pra perceber que o frio não atrapalhou né?! :D





     3. London Eye

Não sei quanto está o valor atualizado do ingresso para umas voltinhas na roda gigante mais famosa de Londres (quiçá do mundo), mas lembro que quando eu fui achei o preço meio salgado. Foi uma das últimas coisas que deixei para fazer antes de ir embora mas concordam comigo que é impossível deixar de fazer, não é mesmo?! QUE VISTA É ESSA?! Valeu cada Centavinho (ou melhor, Eurinho)! Fui no final do dia, então peguei o pôr do sol, o que ajudou eu me apaixonar mais ainda pela cidade.


     4. Oxford Street 

A rua mais movimentada de Londres, com mais de 300 lojas como: Harrods, Primark, Selfridges, Marks & Spence, etc... Tem para todos os gostos e bolsos (o que é o mais importante! kkk). Eu fui na época do natal e a rua estava inteira decorada, cheia de luzes, lindíssima! Mesmo para quem não vai comprar nada (como eu não ia...) vale muuuuito a pena o passeio.





     5. Camden Town

"Camden Town é conhecido como o bairro que congrega os indivíduos mais exóticos de Londres, com seus cabelos manchados, piercings em lugares inusitados e tatuagens por todo o corpo. Mas aqui essa gente toda é comum: estranho mesmo é você." - Eu estava aqui me lembrando e tentando descrever em palavras e achei essa descrição acima muito boa, mas na verdade é bem difícil explicar o legal mesmo é você ir lá e ver com seus próprios olhos o quão incrível é você poder ser quem você quiser sem ninguém te julgar e olhar da cabeça aos pés. :)

Tem uma feira com bastante coisa legal e criativa, você não pode ir embora de Londres sem passear nesse bairro... Só cuidado - para não conseguir ir embora! hihi

Obs.: Infelizmente não achei minhas fotos em Camden Town pra postar aqui :(


     7. Piccadilly Circus


Um lugar imperdível para tirar muitas fotos e passear, com painéis publicitários gigantes e a famosa Estátua de Eros, um anjo construído totalmente de alumínio, além de várias lojas das maiores marcas do mundo. Adoraaava ir de dia e de noite, pois em cada turco ela tinha uma proposta diferente, vale a pena conhecer e passar sempre que puder.





     8. Big Ben & Palácio de Buckingham

Por último mas não menos importante... 

Você não sairá de Londres sem tirar infinitas fotos e contemplar esses dois lugares. A arquitetura é incrível e se você chegar na hora certa no Parlamento ainda consegue assistir a Troca da Guarda que é a cerimônia da substituição dos guardas que protegem os palácios reais. Existem dois tipos de guarda da Rainha: o Queen’s Guard e o Queen’s Life Guard. Os primeiros estabelecem a segurança dos Palácios de St. James, Buckingham, Windsor e da Torre de Londres. Os segundos postam-se à frente da Horse Guards, a entrada oficial para o Buckingham Palace e o St. James’s Palace, ao lado do The Mall. O visitante pode assistir a três cerimônias diferentes de troca da guarda: uma em frente ao Palácio de Buckinham, uma na Horse Guards Parade e uma no Castelo de Windsor.

Em 03 meses morando em Londres deixei para o final da viagem para assistir a Troca da Guarda, resultado: não consegui! :( Por isso, vou ter que voltar pra lá agora... Deixei pendente esse item na listinha. :P hahaha






Esse post foi o mais delicado pra mim até agora, é impossível escrever TUDO em apenas um post então provavelmente virão outros poraí. Não sei se foi o momento, a fase, mas o tempo que morei na cidade inglesa foi o melhor da minha vida (acho que já falei isso aqui), eu tinha 20 anos de idade e foi a primeira vez que senti a liberdade, a independência, que senti que tinha que amadurecer, crescer, passar por situações difíceis e até mesmo perigosas (rs!), conhecer outras culturas, lugares, pessoas, abrir minha cabeçar para rever conceitos e pré-conceitos... Enfim, eu agradeço meus pais que me incentivaram e me apoiaram em ter essa experiência única e fantástica que eu JAMAIS esquecerei. 

O objetivo do meu Blog e perfil no Instagram @omundoeminhasvoltas é justamente inspirar vocês leitores a ter as mesmas experiências que eu tive, ou até melhores... Foi a partir desse intercâmbio que eu mudei minha visão para diversas coisas da vida e por mais que tenha sido maravilhoso, a 'depressão pós Londres' continua até hoje (acredite!).Talvez se eu for hoje não será igual, melhor, pior, não sei... Mas com certeza um dos meus sonhos é voltar para minha Cidade Natal! :))

Acho que escrevi demais, mas se você chegou até aqui, deixe um recadinho pra mim do que achou, e se quiser qualquer dica ou opinião e eu puder te ajudar, conte comigo! 

Um dos maiores prazeres que tenho, é poder ajudar as pessoas a conhecer um pouquinho do mundão que temos lá fora, até porque eu pretendo não parar... Conheço muito pouco, mas a intenção é ir conhecendo cada vez mais e mais, e claro contar pra vocês que amam loucamente viajar como eu. <3

Agora estou com e-mail se quiser trocar umas ideias: omundoeminhasvoltas@gmail.com
Me add lá no Instagram também: @omundoeminhasvoltas
Instagram pessoal: @liviazac

Espero que tenham curtido essa minha volta e ter inspirado vocês! 

Beeeeijo, até a próxima!

2 comentários:

  1. Uia que textao lindo! Deu até vontade de ir..

    ResponderExcluir
  2. Ahhh lembro de quando você voltou, cheia de ideias, de vontade de mudar, amadurecer e se entregar mais!! hehe Adorei morfis!!Beijos

    ResponderExcluir